quarta-feira, 29 de maio de 2013

Valente: Geração de emprego e renda foi o mote das principais discussões da 2ª Conferência Municipal das Cidades



“Estamos planejando Valente para os próximos anos, mas nunca é demais lembrar que Valente já vive um marco nesses cinco meses de Gestão", ressaltou entusiasmado o vice-prefeito, Eduardo Cedraz, durante a abertura da primeira Conferência do Governo Valente, ocorrida no auditório do Sicoob Coopere, nesta terça-feira (28).
Entre as principais propostas, subdivididas em quatro eixos, aprovadas pela plenária composta pela sociedade civil, poder público e comerciantes estão a geração de emprego e renda, elaboração de diagnóstico sobre uso do solo e ordenamento urbano, investimento em saneamento básico, casas populares, manutenção e recuperação de aguadas.

Para preparar os participantes para a discussão e elencar ações, o tema principal da conferência “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!” foi abordado pelo representante da SEDUR e advogado, Jorge Camilo, social, ressaltou que para que o desenvolvimento aconteça efetivamente tem que ser pensando em torno do tripé: econômico, social e ambiental. Citou como exemplo que a geração de emprego e renda pode resolver as questões social e econômica, mas não pode atrapalhar o viés ambiental. Durante sua fala, houve muitas abordagens da plenária.

 “Estamos realizando diversas obras de infraestrutura na sede e nos povoados do município, mas ainda precisamos saber quais são as comunidades, as ruas e bairros que ainda precisam de calçamentos, redes de esgoto, ampliação de rede elétrica, etc. Essa conferência, além de cumprimento legal tem esse papel importante de participação da comunidade nas ações do poder público”, afirma o prefeito Ismael Ferreira.

Voltando a citar o ex-prefeito José Mota, Ismael afirma que a cidade tem que ser pensada para médio e longo prazo. “José Mota Araújo fez isso a mais de 50 anos, agora somos nós que precisamos planejar Valente para mais 50 anos e isso se faz de forma participativa ouvindo a população e os diversos seguimentos da sociedade civil organizada”, finaliza o prefeito.

O evento contou com a participação do Prefeito Ismael Ferreira; do vice-prefeito, Eduardo Cedraz; do Presidente Câmara, Gabriel Mota; do Secretário de Infraestrutura, Cesar Rios; secretária de Educação Esporte e Lazer, Virginia Araújo; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismos, Agricultura e Meio Ambiente, Idelmário, Secretária de saúde, Josenilda Gordiano; Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania, Carlília de Cássia; Vereadores, ONGs, Movimentos Sociais e Populares, Entidades Sindicais e Sociedade Civil organizada.

As Conferências Municipais são as etapas que precedem e dão subsídios para a realização da Conferência Estadual. Nos eventos municipais, através de debates, palestras, discussões e plenárias, são geradas sugestões de políticas voltadas para a melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Todas as propostas são construídas com a participação de representantes do poder público e de representantes da sociedade civil organizada que participaram do encontro, por meio dos quatro eixos temáticos.

No final foram escolhidos os delegados que representaram o município na etapa estadual. Representando o poder publico; Vereadora Leninha, Erica Simões da Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania, Agnaldo Oliveira, Gabinete do Prefeito. Representando a sociedade Civil, Elione Alves, Fundação APAEB, Juvanda Gomes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais.



Fonte: Ascom PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário