domingo, 7 de abril de 2013

O STRAF Valente reúne-se com outras entidades em busca de soluções para amenizar a estiagem no município


Na última semana a direção do STRAF Valente (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agricultores familiares de Valente) e da UAC (União das Associações Comunitárias) convocaram o secretário de agricultura de Valente, Idelmário Oliveira, para uma reunião com os representantes de várias comunidades do município, na qual foram discutidas medidas emergenciais para amenizar os danos causados pela longa estiagem.

Segundo o secretário Idelmário Oliveira, a prefeitura tem feito o abastecimento de água através de carros pipas em diversas comunidades que não estão sendo atendidas pelo Exército e também estão buscando parcerias com o governo estadual e com empresas privadas, a exemplo da Ford, para arrecadar recursos que possam ser utilizados para amenizar o sofrimento dos agricultores e agricultoras familiares do município.

Gilmário Reis, Coordenador Geral da UAC, enfatizou que esta ajuda não deveria ser apenas com cestas básicas, e sim, empregada para abrir frentes de trabalho para os agricultores, pois desta forma, estaria amenizando duas demandas: a falta de alimentos e renda para essas famílias.

José Renilton Carneiro, Técnico do MOC (Movimento de Organização Comunitária) e responsável pelo Projeto Mais Água, informou que serão construídos no município de Valente, quatro barreiros comunitários, sendo o primeiro deles na comunidade do Papagaio, e os outros     três serão definidos nos próximos dias.

Foi realizado também na última semana, um curso de capacitação para as famílias que serão contempladas com cisternas de produção, barreiros familiares e limpeza de aguadas que serão construídas a partir do mês de maio deste ano.

O curso foi ministrado por Renilton Abreu, técnico do MOC, através de uma parceria do STRAF Valente, ASA (Articulação do Semiárido), Igreja Católica e MOC e contou com a participação de 25 pessoas das comunidades de Algodões, Tubi e Sítio do Amargoso.





Concluindo as atividades da semana, a equipe do Banco do Nordeste realizou na sede do STRAF o pagamento do Crédito Emergencial para Combate aos Efeitos da Seca através do  Projeto Agroamigo, contemplando 60 famílias com o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para cada. O recurso deve ser utilizado para cavar tanques, fazer cerca, plantação de palma e compra de ração.




Reportagem e Fotos:  André Franco/Notícias do Sisal

Nenhum comentário:

Postar um comentário