sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Investimentos para territórios de identidade começam a ser debatidos na região do sisal


Começaram nesta quinta-feira (21), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Conceição do Coité, os Diálogos Territoriais II. A ideia da iniciativa é apresentar as ações do Estado à sociedade organizada de forma participativa. O evento vai até as 18h.

O encontro conta com a presença dos secretários estaduais José Sergio Gabrielli (Planejamento), Paulo Câmera (Ciência e Tecnologia) e Wilson Brito (Desenvolvimento e Integração Regional), além de prefeitos, vereadores e representantes dos municípios do Território do Sisal e da sociedade civil organizada.


Nos espaços, o governo e a sociedade discutem gestão pública, demandas populares e realizações do plano plurianual, planejamento do Estado para quatro anos, “onde são estabelecidos as prioridades e os investimentos dos recursos públicos”, segundo Wilson Brito. Ele afirmou que o governo da Bahia está avançando em políticas públicas, com aplicação de recursos em diversas áreas e em especial para a estiagem na região, com investimentos em cisternas, carros-pipa, entre outras ações. “Apenas neste território, foram investidos mais de R$ 50 milhões, e aqui iremos discutir se os recursos estão sendo aplicados corretamente ou a população tem outras sugestões para esses investimentos”.

Os próximos encontros acontecem até julho deste ano e a partir das discussões será elaborado um relatório que servirá como ponto de partida para que o governo reoriente e ajuste suas políticas públicas, readequando-as às necessidades de cada território.

Para o secretário de Assistência Social de Ichu, José Carlos da Cruz, esse dialogo é muito oportuno. “Temos que avaliar e contribuir para a formalização das políticas públicas. Temos uma relação direta com o governo e outras secretarias e podemos encontrar soluções para os problemas que afetam nosso povo, a exemplo da seca”. O próximo encontro está marcado para 22 de março, em Itabuna, com o Território Litoral Sul.

O Território do Sisal é composto pelos municípios de Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Tucano, Araci, Candeal, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Serrinha, Teofilândia e Valente. A população do território é de cerca de 580 mil habitantes, e mais da metade vive na área rural.

“Em 2010, conseguimos reunir muitas pessoas, representantes deste território, para ajudar no desenvolvimento destes municípios, mas precisamos ainda dar direcionamento ao que os homens e as mulheres do sisal colocaram como metas”, destacou a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região do Sisal, Gilca Moraes.


Fonte: Secom
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário