terça-feira, 21 de maio de 2013

Bahia gera 10.186 empregos formais em abril e lidera ranking do Nordeste



No mês de abril deste ano, a Bahia contabilizou um saldo positivo de 10.186 postos de trabalho com carteira assinada, o que a levou à primeira posição entre os estados da Região Nordeste. O resultado é decorrente da expansão no emprego em todos os setores de atividade, principalmente nos de serviços (+2.969 postos), construção civil (+2.783) e da agropecuária (+2.297).

No acumulado do ano de 2013, a Bahia apresentou um saldo de emprego da ordem de 15.078 postos de trabalho, considerando a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Com este resultado, também se mantém na primeira colocação entre os estados do Nordeste em relação à criação de empregos, sendo, inclusive, um dos dois únicos a apresentar saldo positivo nos quatro primeiros meses de 2013.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), o saldo registrado em abril expressa a diferença entre o total de admissões (74.744 vagas) e desligamentos (64.558). E se situou em um patamar superior ao contabilizado em igual período do ano anterior (+7.847 vagas) e superior ao mês de março de 2013 (+375, sem considerar as declarações fora do prazo).

Já em relação às admissões e desligamentos, ambos ganharam força quando comparados ao mês anterior, quando foram admitidos 63.736 trabalhadores e demitidos 63.361 profissionais. Apenas cinco estados contaram com saldos positivos no período, além da Bahia - Ceará (+4.022 postos), Sergipe (+2.520 postos), Piauí (+1.324 postos) e Paraíba (+205 postos). Apresentaram saldos negativos o Maranhão (-736 postos), Rio Grande do Norte (-1.146 postos), Pernambuco (-4.357 postos) e Alagoas (-13.646 postos).

Nova fase

De acordo com avaliação do secretário do Planejamento, José Sergio Gabrieli, os dados podem estar indicando uma nova fase do calendário agrícola, pós o período mais crítico da estiagem. “Por outro lado, as áreas com maior crescimento dos saldos postos, Salvador, Brumado e Encruzilhada, também podem estar refletindo uma retomada de investimentos. Não somente o mercado de trabalho está apontando para recuperação do crescimento como para uma possível continuidade nos próximos meses”

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o resultado é muito expressivo para a Bahia e o Brasil, em “um ano que não tem sido dos melhores na criação de empregos por conta da crise internacional”. Segundo ele, “com a atração dos novos investimentos, como o centro de distribuição do Magazine Luiza, a montadora Jac Motors e tantas outras grandes empresas que o Governo do Estado tem trazido para o estado, a perspectiva é de manutenção deste quadro de retomada de aquecimento da economia, resultando na geração de mais empregos”.

Acumulado do ano

Além da Bahia, o Piauí apresenta um saldo positivo no acumulado do ano com 1.237 empregos criados. Os demais saldos dos estados da região foram Sergipe (-198 postos), Ceará (-622 postos), Maranhão (-3.648), Rio Grande do Norte (-3.976), Paraíba (-6.965), Pernambuco (-29.384) e Alagoas (-37.971).

Para o diretor geral da SEI, Geraldo Reis, o resultado surpreende positivamente, uma vez que os números do primeiro trimestre apontavam para um arrefecimento da oferta de vagas. Em relação à diferença significativa apresentada pela Bahia, perante aos outros estados do Nordeste, ele sinaliza para a necessidade de averiguar se ocorre uma mudança substancial na dinâmica econômica do nosso estado.

“Como se pode observar, a economia nordestina, no período mais recente, vinha perdendo força pelo fato de seu crescimento estar focado, sobretudo, no consumo das famílias e em função das políticas de transferência de renda, e do peso que tem o salário mínimo na região”, enfatiza Reis.

Ele diz ainda que “o início da retomada dos investimentos pelos setores empresarial e público pode sinalizar um maior equilíbrio entre os pilares dessa nova etapa de dinamização da economia nacional e baiana”. O saldo de 10.186 empregos, segundo Reis, se aproxima dos anos em que a economia baiana estava bastante aquecida, como 2007, 2008, 2010 e 2011.

Mais postos de trabalho em Salvador, Eunápolis e Brumado

Ao analisar os dados referentes ao saldo de emprego em abril deste ano para a distribuição intraestadual, constata-se que o resultado do emprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior, foi positivo. Foram criados no interior 7.022 empregos, enquanto na RMS foi apurado um saldo de 3.164 postos de trabalho.

Quanto à geração de emprego no início de 2013, a participação do interior do estado foi de 8.835 postos de trabalho criados, ao passo que a RMS criou 6.243 empregos com carteira assinada.

Em abril de 2013, considerando os municípios com mais de 30 mil habitantes, Salvador, Eunápolis e Brumado destacaram-se na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. A capital baiana apurou um saldo de 3.654 novas contratações formais, Eunápolis gerou 1.013 empregos e Brumado registrou a criação de 898 empregos.

Entre os municípios que tiveram os menores saldos de empregos em abril estão Camaçari (-716 postos), Simões Filho (-333 postos) e São Sebastião do Passé (-274 postos).




Fonte: Secom/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário