quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo Valente inicia um ousado projeto de urbanismo e paisagismo



Às vésperas da realização da Conferência da Cidade (programada para dia 28) que trás em seu tema central “Reforma Urbana Já!”, Valente sai na frente em um ousado projeto de organização da mobilidade urbana e arborização do centro da cidade.

O projeto mexe com a estrutura de todo o centro da cidade. Os canteiros centrais paralelos que iniciam em frente do Banco do Bradesco e (do outro lado) em frente ao SAC e seguem até a saída para Santa Luz vão dar lugar a duas largas ruas para circulação de automóveis, longo espaço para estacionamento (o maior da região) e, ainda, ampliação de plantio de árvores para melhorar a arborização da cidade.

“Há mais de 50 anos, o ex-prefeito José Mota (58-62/67-70) projetou a cidade de forma inteligente, ousada e moderna. Esse modelo é inspirador, mas já não comporta mais o fluxo de uma cidade que anseia pelo crescimento a cada dia. O que estamos fazendo é preparar Valente para o desenvolvimento das próximas décadas”, planeja o prefeito Ismael Ferreira durante visita às obras nesta quarta-feira (22).

Para que esse projeto seja executado, cerca de 40 árvores estão sendo retiradas do seu local de origem. Mas, pelo projeto, serão replantadas mais de 250 árvores no entorno do jardim e em frente às casas das Ruas Getúlio Vargas, 7 de setembro, e na Praça Nemésio Martins.

“O projeto de mudança foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento e também pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Para cada árvore retirada, uma média de 5 serão plantadas. Portanto, pedimos para a população que entenda o projeto pensando no futuro de Valente” clama o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, Idelmário Araújo.

“Com esse projeto, também ganhamos mais espaço para circulação e diversão das pessoas que querem curtir o São João em Valente. Com a mudança, Valente ganha em todos os sentidos. Estamos trabalhando para melhorar a vida da população e estamos abertos ao diálogo com a sociedade de forma organizada”, conclui Ismael.

Mais novidades

Na frente da Igreja Matriz terá um calçadão, integrando-a com a Praça Professor Borges. O Abrigo Central não mais servirá como contorno.

Ainda para organizar o trânsito, as paralelas ao lado da prefeitura, Rua Getúlio Vargas e Avenida Sete de Setembro, vão ter sentido único de circulação, na conhecida mão francesa. A Rua Getúlio Vargas e suas adjacentes vão ter sentido descendo da Caixa D’água sentido Banco do Brasil. Já a Rua 07 de Setembro e adjacentes ficam com o sentido subindo em direção à casa do ex-prefeito Nenenzinho.

As novidades não param por aí. Na Praça Nemésio Martins, mais de 30 árvores estão sendo plantadas para melhorar sua arborização e está sendo ampliada com a eliminação de duas ruas a dividia em três. Agora, começa em frente ao Colégio Wilson Lins e finaliza no Cruzeiro, na saída para Santa Luz.

Além de lazer, a praça também está sendo projetada com a criação de espaço para quem quer trabalhar a saúde. Seu projeto original foi modificado para incluir uma ciclovia e pista de Cooper.

A professora Ely Carneiro aprovou o projeto de mudança, com uma boa dose de nostalgia. “A reforma é necessária. E apesar da tristeza, da lembrança e da falta que as árvores nos farão, dou meu apoio às obras. E vamos todos cuidar do Meio Ambiente como um todo, inclusive da água que tanto desperdiçamos e que começa a ficar escassa. Fui contra quando gestões anteriores da PMV "entupiram" o Tanque Velho (hoje parte da Praça da Jazida). Acabaram com os Caldeirões (hoje Praça da Seresta). Mas é a vida seguindo o seu curso... O importante, no caso específico, é plantar, plantar, plantar...”, enfatiza a professora Ely.

O secretário de Infraestrutura, Cezar Rios, planeja terminar por completo as mudanças até o aniversário da cidade, em 12 de agosto, “Pelo ritmo das obras e a quantidade de homens trabalhando, quereremos terminar até o aniversário da cidade”, afirma.

Entenda, através do resumo abaixo, o que o Governo Valente está fazendo na cidade em apenas cinco meses.

Geração de mais de 200 empregos através de duas empresas do ramo da agricultura;


Reforma da Prefeitura;

Iniciado projeto de coleta seletiva do lixo. Na primeira etapa, mais quase 20 pessoas ganham a vida separando o lixo coletado na cidade, que não são mais jogados em lixões, com antigamente;
Limpeza de mais de 20 aguadas para ampliar a captação de água da chuva;

Mais de 400 carros pipa de água sendo colocados mensalmente na sede e zona rural;

Ampliação de 600 para 3800 atendimentos mensais no Hospital e Ambulatório (AME);

Investimento de R$ 5 milhões para reforma do Hospital;

Reforma das 32 escolas e Unidades da Jornada Ampliada;

Ampliação para 40% da compra da merenda escolar investidos na Agricultura Familiar;

Ampliação e melhoramento no sistema elétrico em cerca de 100 ruas da cidade;

Melhoramento das estradas vicinais, através de encascalhamento das estradas e máquina deixando as estradas transitáveis;

Calçamento de diversas ruas na sede e povoados;

Construção de quase mil metros de esgotamento sanitário, com recursos próprios;

Qualificação de atores sociais ligados à cultura do município para melhorar acesso aos editais culturais federais e estaduais;

Aquisição de ônibus escolar e máquinas;

Construção de três quadras de esporte e iniciando a construção de mais duas;

Através do Projeto Mais Educação, mantendo 240 crianças em tempo integral na escola;

Construção de 240 cisternas;



Fonte: Ascom PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário