quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comunidade de Itareru vai pertencer oficialmente a Valente


Atualmente, a comunidade de Itareru pertence oficialmente a quatro municípios: Valente, Conceição do Coité, Santa Luz e Retirolândia. Essa situação vai mudar, em breve. A confirmação chegou ao município depois da realização de nova medição feita essa semana pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ligada à secretaria estadual do Planejamento da Bahia (Seplan), em cumprimento a Lei Lei nº 12.057/2011.
Os prefeitos das três cidades (Retiro, Santa Luz e Coité) concordaram em ceder espontaneamente parte do território da comunidade para o município de Valente. Apesar de possuir apenas 30% de área territorial, mais de 70% da população da comunidade é ligada à sede de Valente. Além da igreja que pertence a Paróquia Sagrada Família, o acesso a serviços como educação, saúde, saneamento básico, calçamento, e ainda organização social e eleitoral são feitos praticamente por toda a comunidade em Valente.

As últimas grandes realizações feitas por Valente em Itareru foram à limpeza do açude (que não era realizada há décadas), calçamento das ruas em mais de 2000 mil metros quadrados e reforma da escola. “Agradeço aos colegas prefeitos pela sensibilidade e reconhecimento do trabalho que Valente tem feito pela comunidade. Na prática, aumenta nossa responsabilidade para com a comunidade e vamos corresponder a isso com mais trabalho”, afirma o prefeito Ismael Ferreira.

“Para oficializar, ainda é preciso passar por votação na Assembléia Legislativa do Estado. Como é consenso o trâmite não deve demorar muito”, afirma a Vereadora Leninha, que recepcionou os fiscais na chegada à cidade.

Além de Itarerú, todo o município de Valente foi medido pela equipe do IBGE e SEI, acompanhada do Chefe de Gabinete, Agnaldo Oliveira. “Talvez Valente aumente um pouco territorialmente, mas isso não significará aumento de receita porque não alterará significativamente o número de habitantes”, calculou Ismael.

Pela estimativa do IBGE para 2012, Valente está com 25.342 habitantes, portanto, figura com 1.4 na tabela de coeficiente que orienta a divisão do recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que as cidades recebem religiosamente nos dias 10, 20 e 30 de cadê mês.
“O povo de Itareru só tem a ganhar com esta mudança. Toda vida, tudo que se precisa por aqui é feito pela administração de Valente saúde, escola, limpeza de aguada tudo é Valente. As mais de 800 pessoas que moram aqui serão todas valentense”, comemora Reinaldo de Jesus, líder comunitário e morador da comunidade.

Itareru

Itareru fica distante 24 km de Valente. Lá residem mais de 800 pessoas. O povoado existe há mais de 60 anos e é cortado pela linha férrea, ainda em funcionamento. Pelo centro da comunidade passa a estrada velha que liga Coité á Santa luz.





Fonte: Ascom PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário